Justa homenagem ao craque mito do futebol brasileiro.

 

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por alguns o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol.

“O Anjo de Pernas Tortas” , foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:

Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante,  Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

  

“Magé linda Magé”, entoado no hino da cidade, menciona a diversidade de riquezas que se espalham pela cidade, dentre elas a fama de ser pai de um Anjo. E dai que seja de pernas tortas? Magé fez justiça ao homenagear o herói do futebol, que tantas alegrias deu ao povo com a realização do museu que resguardará a lembrança de um dos maiores ídolos desta imensa nação.

  

A iniciativa se deu ao esforço da secretaria de Esportes, Turismo, lazer e Terceira idade da Prefeitura Municipal de Magé, tendo a frente da pasta o vereador Miguelzinho da Climamp, que pela sua própria análise, foi possível pela união de vários mageenses, que acreditou em um sonho que não passava de boas intenções e que hoje é realidade.

  

No coração da pracinha de Pau Grande, a modesta instalação, abriga vários pertences e lembranças de um passado ainda muito vivo nos corações de milhares de brasileiros e estrangeiros espalhados pelo mundo.

   

O “anjo das pernas tortas” disputou três Copas pelo Brasil e ganhou duas delas, em 1958 e 1962. No Mundial do Chile, com Pelé machucado nas primeiras partidas, saiu consagrado como o melhor da competição. Além do Botafogo, Garrincha teve passagens mais breves por Corinthians, Flamengo, Olaria e outros times de menor expressão.

Parabéns a todos os colaboradores desta maravilhosa homenagem, que valoriza a memória de um cidadão mageense que em seu curriculum registrou como maior façanha,  fazer a população de seu país mais alegre e mais feliz.

Antonio Alexandre, Magé Online.com 

Uma resposta a Museu do Garrincha é pré-inaugurado em Pau Grande.

  • Em tempo, gostaria de dizer que infelizmente o túmulo do Garrincha encontra-se em estado deplorável! O lugar é visitado por gente do Brasil e do mundo. o governo municipal deveria levar em conta o advento da Copa do Mundo de Futebol e construir um mausoléu em sua homenagem.

  • Felizmente após longa espera! Pois a pedra fundamental que foi lançada pelo então prefeito Nelson do Posto, no terreno ao lado estádio do Pau Grande, foi enterrada primeiramente por um circuito de motocross e depois por um “cozzolão”, versão trash do Brizolão. Que bom que após tantos descasos com um dos nossos filhos mais ilustres, pois até o enterro dele foi desembolsado por Agnaldo Timóteo. Parece que agora um governante está imbuído em resguardar a linda história mageense. Que venha o museu têxtil de Santo Aleixo! Parabéns por tão nobre iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar
Exact matches only
">
">
">
">
Search in posts
Search in pages
Professional WordPress Plugins
EnglishFrenchGermanItalianNorwegianPersianPortugueseRomanianRussianSlovakSlovenianSpanishVietnameseYiddish


wp_flash_img_show will display here (config: Pub2)
wp_flash_img_show will display here (config: Pub1)