O gestor explicou que promover a revitalização por etapas é mais viável e rápido do que reativar de toda ferrovia até Petrópolis. Nos trechos Guia Pacobaíba, Bongaba e Guapimirim.

8-5  Reunião

Em reunião , na Casa do Empreendedor, o prefeito Nestor Vidal defendeu a criação de um novo projeto para viabilizar a recuperação da linha férrea nos trechos entre a Estação Guia de Pacobaíba, no 5º distrito do município, Bongaba ,6º, e Guapimirim. O gestor explicou que promover a revitalização por etapas é mais viável e rápido do que reativar de toda ferrovia até Petrópolis.

“Fazer um projeto por trecho abre possibilidade de buscar recursos junto aos governos estadual e federal e dinamiza o andamento dos trabalhos. Com tudo funcionando vamos chamar a atenção para viabilidade da revitalização da ferrovia e as pessoas terão a sensação de andar numa estrada que o imperador andou”, disse o prefeito.

Também participaram do encontro duas representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do GTTrem (Grupo de Trabalho Trem Magé), Edir Inácio da Silva (coordenador do GTTrem) e Lucimar Fernandes (secretária do GTTrem), Gustavo Morgado, secretário de Habitação e Urbanismo, Leandro Rodrigues, secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Paulo Vaz, Chefe de Gabinete, a secretária de Governo, Sônia Sthoffel, e Antônio Pastori, membro da comissão de revitalização dos trens.

Todos os presentes concordaram que a implantação da ideia do prefeito é de fato mais acessível, pois a estrutura de trilhos para ligar os pontos citados já existe, basta fazer adequações para reativá-los. Como a Guia de Pacobaíba é tomada, o Iphan aguardará a apresentação do projeto para dar o parecer final.

Reunião_

Para impulsionar todo entorno e atrair movimento turístico, Nestor propôs incluir no projeto um parque temático, o que criariam uma área de convivência para os moradores da região e visitantes.

Por acreditar que o transporte ferroviário é fundamental para garantir mobilidade aos moradores da região, por sua importância econômica, histórica e cultural, Nestor Vidal, juntamente com membros da sociedade civil, lutam para revitalizar esse modal desde os primeiros meses de sua gestão. Ele reconhece que neste período ocorreram avanços significativos junto ao governo do estado, Iphan e outras instituições, porém, para tornar realidade o sonho de ter a Primeira Ferrovia do Brasil funcionando novamente até o final do seu mandato, ele vê a necessidade de adequar o projeto. E uma das formas é executar o programa por etapas.

Magé

Fonte: Ascom/Magé

Uma resposta a Prefeito de Magé defende revitalização da linha férrea.

  • Essa ferrovia conectada a uma estação de barcas em Mauá, além de favorecer os moradores da região, assim como os da região serrana, também seria uma ferramenta para diminuição do trânsito na Rio X Petropolis e na AV Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 + 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar
Apenas correspondências exatas
">
">
">
">
Procurar nas mensagens
Procurar em páginas
Professional WordPress Plugins
EnglishFrenchGermanItalianNorwegianPersianPortugueseRomanianRussianSlovakSlovenianSpanishVietnameseYiddish


wp_flash_img_show will display here (config: Pub1)
Contato