O novo prazo será somente para o pagamento integral com desconto e da primeira parcela.


Depois de várias queixas dos contribuintes e muita confusão devido à troca de banco, a Secretaria estadual de Fazenda prorrogou o vencimento das placas zero e 1. A prorrogação será somente do pagamento integral com desconto e da primeira parcela.

Com o novo calendário, o vencimento do pagamento integral com desconto e da primeira parcela da placa final zero passa do dia 16 de janeiro (segunda-feira próxima) para o dia 23 de janeiro. Já o pagamento integral com desconto e a primeira parcela da placa final 1 passa do dia 19 de janeiro para 24 de janeiro. Os carros com placa zero e 1 somam cerca de 800 mil. Até a última quinta-feira 153 mil contribuintes já haviam pago o IPVA 2012.

Na segunda-feira, o estado alterou a data de vencimento do IPVA 2011. O motivo foi um atraso no processo de atualização da base de dados da secretaria de Fazenda e do Banco Bradesco, contribuintes que tinham contas vencendo no início deste ano, como residual do IPVA 2011, não estão encontrando as respectivas guias para pagamentos na base de dados do banco. Segundo a secretaria, estes contribuintes não precisam se preocupar, pois os vencimentos estão sendo prorrogados pelo prazo de 30 dias, a contar da data do primeiro vencimento.

Assim como nos últimos anos, o contribuinte terá duas opções para pagar o IPVA. Se quiser quitar o tributo de uma vez, ganhará um desconto de 10%. Também será possível parcelar em três vezes, mas sem o abatimento. A estimativa de arrecadação do estado com o IPVA de 2012 é de R$ 1,76 bilhão, 13,1% a mais do que em 2011. Na mesma guia do imposto, o motorista pagará também as taxas de vistoria e de licenciamento anual, além do DPVAT, o seguro obrigatório.

Com a mudança de banco que cuida do IPVA — que este ano passou a ser o Bradesco no lugar do Itaú — duas importantes mudanças foram implantadas. A primeira é que a taxa bancária cobrada com o tributo, que este ano foi de R$ 2,98, não terá que ser paga pelos motoristas no próximo ano. A outra é que a quitação do tributo poderá ser feita em qualquer banco.

 

Detran divulga vistoria

O Detran também divulgou o calendário de vistoria anual de veículos para 2012. Este ano, o órgão espera inspecionar 2,5 milhões de carros, motos e caminhões, 200 mil a mais do que em 2011. O primeiro prazo, válido para donos de veículos com placa terminada em zero, termina no dia 30 de abril. O calendário vai até 30 de novembro, data limite para o final de placa 9.

 

 

Fonte: O globo



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 5 = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar
Exact matches only
">
">
">
">
Search in posts
Search in pages
Professional WordPress Plugins
EnglishFrenchGermanItalianNorwegianPersianPortugueseRomanianRussianSlovakSlovenianSpanishVietnameseYiddish


wp_flash_img_show will display here (config: Pub2)
wp_flash_img_show will display here (config: Pub1)